Do Programa Eleitoral do PCP

<font color=0093dd>Medidas urgentes para mudar o País</font>

A dimensão dos problemas que afectam os portugueses e o País exige a adopção de um conjunto de medidas concretas e de carácter urgente. De entre o Programa Eleitoral do PCP – apresentado na semana passada em Lisboa, com a participação do secretário-geral, Jerónimo de Sousa –, destaca-se um conjunto de 25 medidas, que, a serem aplicadas, terá um profundo impacto na vida nacional, prestigiando as instituições e estimulando a indispensável participação e intervenção populares a todos os níveis da vida democrática.
Estas propostas têm como objectivo responder a importantes carências das populações, à rectificação de medidas gravosas e à necessidade imperiosa de imprimir um novo rumo à vida política nacional.

1. Medidas económicas e sociais que combatam o desemprego e promovam a criação de novos postos de trabalho.

2. Revogação do Código do Trabalho e aprovação de uma lei laboral que proteja os direitos dos trabalhadores, a contratação colectiva e combata o trabalho precário.

3. Aumento intercalar em 2005 do salário mínimo nacional, fixando-o em 400 euros e dos vencimentos da administração pública em 3 por cento, assegurando que nenhum trabalhador tenha um aumento inferior a 25 euros.

$. Aumento intercalar em 2005 das pensões e reformas fixando a pensão social em 178 euros, a pensão agrícola em 214 euros e as pensões da segurança social escalonadas entre 231 euros e 356 euros, correspondendo, respectivamente, a 50 por cento, 60 por cento e 65 por cento -100 por cento do valor do salário mínimo nacional líquido que propusemos (356 euros).

5. Reposição dos direitos de aposentação na administração pública e da idade de reforma das mulheres para os 62 anos e defesa da manutenção dos 65 anos para os homens.

6. Desagravamento do IRS sobre os rendimentos do trabalho com o aumento progressivo, entre 2005 e 2008, da dedução específica, fixando-a em 80 por cento e 100 por cento do salário mínimo nacional e passagem do regime do quociente conjugal para o regime do quociente familiar, favorecendo assim as famílias numerosas.

7. Regresso das taxas do IVA aos valores de 2002 (de 19 por cento para 17 por cento) e isenção para os bens e serviços de primeira necessidade e culturais.

8. Suspensão dos processos de privatização e da venda de imóveis do Estado.

9. Suspensão e revisão do Pacto de Estabilidade no sentido do crescimento económico, do emprego e do reforço das políticas sociais e de educação, libertando o Orçamento do Estado do limite dos 3 por cento do défice.

10. Regresso dos Hospitais S.A. ao sector público administrativo, onde devem também integrar-se os novos hospitais.

11. Fim das taxas moderadoras e aumento significativo das comparticipações em óculos, aparelhos auditivos, próteses dentárias e outras.

12. Despenalização do aborto a pedido da mulher até às 12 semanas, por lei da Assembleia da República.

13. Revogação da Lei do Financiamento do Ensino Superior, com legislação que garanta o seu financiamento pelo Orçamento do Estado e abolição das propinas.

14. Gratuitidade dos manuais escolares do ensino obrigatório e um Plano de Combate ao Abandono e Insucesso Escolares.

15. Aprovação de um Estatuto de Defesa e Promoção da Língua Portuguesa.

16. Redução das custas judiciárias e preços dos serviços de registo judicial e civil e actos notariais.

17. Accionamento da cláusula de salvaguarda para a protecção da indústria têxtil e vestuário no nosso país.

18. Alargamento do passe social intermodal a todos os operadores da Área Metropolitana de Lisboa e criação do passe social intermodal na Área Metropolitana do Porto.

19. Desenvolvimento e actualização dos sistemas de acesso (arrendamento e compra) à habitação pelos jovens.

20. Revogação da actual Lei n.º 32/2002 da Segurança Social e sua substituição por uma lei que defenda uma segurança social pública, solidária e universal.

21. Atribuição de um subsídio de nascimento às cidadãs e cidadãos que não têm acesso ao subsídio de maternidade-paternidade e assegurar a equivalência do subsídio em caso de baixa por gravidez de risco ao subsídio por maternidade ou paternidade.

22. Condicionar e impedir, invocando se necessário o princípio de precaução e cláusula de salvaguarda, a utilização de sementes geneticamente modificadas, com excepção das destinadas ao uso na investigação.

23. Regresso do destacamento da GNR do Iraque.

24. Estabelecimento, para os titulares de cargos públicos e administradores de empresas tuteladas pelo Estado, de condições e estatutos de reforma e remuneratórios que ponham cobro às situações de excepção e imoralidade de alguns vencimentos e indemnizações.

25. Revogação da Lei dos Partidos e da Lei do Financiamento dos Partidos e das Campanhas Eleitorais e reposição do princípio de auto-organização partidária.

Este conjunto de medidas urgentes, que exigirão em grande parte a sua consideração em sede de Orçamento do Estado rectificativo, terão como contrapartida o necessário e possível crescimento das receitas fiscais pelo alargamento da base e do aumento da fiscalização tributárias. Isso será conseguido nomeadamente através da reposição da tributação efectiva das mais-valias, da eliminação dos benefícios fiscais em operações financeiras, da tributação efectiva das empresas bancárias e seguradoras, da revisão dos privilégios das zonas francas (off-shores), da criação do imposto sobre o património mobiliário (acções e outros títulos), da tributação das vendas de títulos em Bolsa ou fora dela e de efectivo reforço do combate à fraude e evasão fiscais.


Mais artigos de: Em Foco

Com uma imensa confiança

Muito antes de saber o que era ser comunista e mais longe ainda de saber que um dia viria a ser secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa aprendeu com os camaradas de trabalho mais velhos, que lhe abriram os olhos para o que era a exploração, o iniciaram na leitura do Avante! e o estimularam para a luta através das páginas de livros proibidos. Militou antes de ser «militante encartado» e fez o caminho de revolucionário ao serviço do povo com a mesma naturalidade com que cimentou as convicções que hoje dão força às suas palavras. Diz de si próprio não ser um produto acabado e tudo dever ao Partido que agora lhe entregou a responsabilidade de um cargo que assume enquanto expressão da vontade colectiva e para um trabalho colectivo.
Entrevista Jerónimo de Sousa ao Avante! a menos de um mês das eleições legislativas. Uma batalha de todo o Partido, afirma, porque «sem o reforço do PCP e da CDU na Assembleia da República não há soluções credíveis e boas para o País».

<font color=0093dd>Cinco eixos de uma política necessária</font>

O programa eleitoral do PCP inclui cinco eixos estratégicos para Portugal. O primeiro é a existência de uma política de desenvolvimento económico que permita o progresso do País, orientada para a melhoria das condições de vida e assegurando a sua aplicação a todo o território. Trata-se de uma política em que prevaleça o...

<font color=0093dd>Uma equipa com capacidade e provas dadas</font>

Francisco Lopes, cabeça de lista da CDU pelo distrito de Setúbal, apresentou o compromisso eleitoral da coligação na passada segunda-feira, na Biblioteca Municipal da cidade sadina. Um compromisso feito por uma «equipa com capacidade e provas dadas, que combina a experiência e a juventude», sublinhou na altura o...

<font color=0093dd>Ilda Figueiredo na <em>Yazaki Saltano</em></font>

Eram sete da manhã do passado dia 20 e já uma delegação da CDU – encabeçada por Ilda Figueiredo, primeira candidata da coligação por Aveiro – estava junto às instalações da Yazaki Saltano, em Ovar, para contactar com os trabalhadores da empresa. Na sequência do requerimento apresentado pela eurodeputada comunista no...

<font color=0093dd>CDU de Coimbra com página na <em>Internet</em></font>

Está disponível, a partir de segunda-feira, a página da CDU do distrito de Coimbra para as eleições de 20 de Fevereiro, em www.cducoimbra.com. Através do site, é possível acompanhar todas as iniciativas da coligação na região. No site são ainda divulgados os candidatos e a mandatária distrital. No site, afirma-se que um...

<font color=0093dd> Portalegre com <em>blog</em> CDU</font>

Considerando que informar é um dever e ser informado é um direito, a candidatura da CDU pelo círculo eleitoral de Portalegre para as Eleições Legislativas de 2005, lançou o blog legislativas 2005, contendo o diário de campanha e outras várias informações. Este pode ser consultado em cduportalegre.blogs.sapo.pt.

<font color=0093dd>Debates em tempo útil na RTPi</font>

A CDU quer um tratamento justo por parte dos órgãos de comunicação social portugueses nos vários países da Europa. Luciano Caetano da Rosa, primeiro candidato da coligação pelo círculo da Europa, protestou, na passada semana, junto do Presidente da República, do Provedor da Justiça e da Comissão Nacional de Eleições...

<font color=0093dd>Viseu aborda ambiente </font>

A semana passada de campanha da CDU em Viseu foi dedicada ao tema do ambiente. Entre os dias 19 e 26, a coligação PCP-PEV destacaram os temas ambientais na sua campanha. No dia 20, o cabeça de lista Francisco Almeida e Manuela Cunha, candidata e dirigente do Partido Ecologista «Os Verdes» realizaram uma conferência de...

<font color=0093dd>Regionalização para quando?</font>

A coordenadora da CDU de Faro alerta os algarvios para o que considera «mais um dos constantes ziguezagues que constituem a imagem de marca do Partido Socialista». O ziguezague desta vez refere-se à regionalização e veio pela voz do próprio secretário-geral do PS, José Sócrates, para quem a regionalização só é matéria «a...